G.V ou Gestão de vulnerabilidade é um processo contínuo e proativo que mantém sistemas, softwares, dispositivos de rede, servidores e hardware protegidos contra-ataques cibernéticos e violações dos dados.
A meta da G.V é reduzir a exposição geral da organização a riscos e mitigar o maior número possível de vulnerabilidades, principalmente em ambientes que possuem constantes mudanças.
Ter um processo de gestão de vulnerabilidade hoje em dia é superimportante, considerando que a todo momento cibercriminosos estão realizando ataques contra empresas. CIOs e CISOs estão sob pressão para gerenciar riscos e vulnerabilidades de seus negócios, diante de um ecossistema cibernético e tecnológico que não é estático e sim dinâmico!
A todo momento surgem novas vulnerabilidades, que podem causar danos significativos para uma organização, independente do setor e tamanho de empresa.
O Ciclo de vida do gerenciamento de vulnerabilidade possui 06 fases:
Fase 01 – Descoberta: Criar um inventário de ativos completo de toda a organização.
Fase 02 – Priorização de Ativos: Atribua um valor a cada grupo de ativos que reflita sua criticidade! Isso ajuda a entender quais grupos precisam mais de atenção e também a otimizar seu processo de tomada de decisão quando for necessário alocar recursos.
Fase 03 – Avaliação: A terceira parte do ciclo de vida do gerenciamento de vulnerabilidade consiste em avaliar seus ativos para entender o perfil de risco de cada um. Essa estratégia permite mapear quais riscos eliminar primeiro com base no nível de ameaça e criticidade.
Fase 04 – Relatórios: Após avaliar os riscos associados a cada ativo é necessário documentar o plano de segurança e comunicar as vulnerabilidades conhecidas.
Fase 05 – Correção: Nesta fase já teremos o relatório com as vulnerabilidades identificadas, portanto, iniciamos a correção das vulnerabilidades que possuem um maior risco.
Fase 06 – Verificação e Monitoramento: A fase final do processo de Gerenciamento de Vulnerabilidade inclui auditorias e acompanhamento do processo para garantir a eliminação das ameaças.
Implementando uma gestão de vulnerabilidade proativa e eficiente é possível dificultar significativamente o acesso dos invasores aos seus sistemas e detectar possíveis gaps em sistemas de controle.
Fornecimento de relatórios atualizados, precisos e centralizados sobre o status de postura de segurança de uma organização, dando às equipes de TI uma visibilidade sobre ameaças e vulnerabilidades do ambiente.
O ganho com uma gestão de vulnerabilidade bem implementada permite minimizar o tempo de inatividade do sistema e proteger os dados e nós fornecemos esse serviço para você! Entre em contato para mais informações.